Monumento Natural Estadual Serra das Torres

 

Serra das Torres: Nosso 2º Monumento Natural

 

        O Monumento Natural de Serra das Torres é uma unidade de conservação da categoria de proteção integral. Localizado nos municípios de Atílio Vivácqua, Mimoso do Sul e Muqui, o Monumento Natural de Serra das Torres foi criado em junho de 2010 (lei nº 9.463) com o intuito de proteger as bacias hidrográficas dos rios Itapemirim e Itabapoana, além da beleza cênica dos inúmeros picos e afloramentos rochosos encontrados no maior conjunto de remanescentes florestais do sul do Espírito Santo como dos Pico do Farol, Estrela Dalva, Pedra da Caveira, Pedra Grande, Pedra Espanta Moleque, Pedra de Santa Maria, Pedra Peito de Moça e a Pirâmide. Conta também com a proteção das espécies de animais e plantas. A região possui rico patrimônio cultural, entre os quais se destacam o patrimônio arquitetônico, com as grandes fazendas cafeeiras e o maior acervo da arquitetura art-noveau do Espírito Santo, e as manifestações folclóricas de Folias de Reis e Boi Pintadinho.
        Assim como o Frade e a Freira (nosso primeiro Monumento Natural Estadual), a Serra das Torres é uma área de proteção integral, ou seja, não será permitida a exploração ou ocupação indevida do solo.
 
        A Unidade de Conservação tem cerca de 10.500 hectares e conta com uma vasta variedade de rochas, além de 150 tipos de árvores e flores, 20 espécies de peixes, 18 de anuros, 190 de aves 13 de répteis e 17 de mamíferos (muitos ameaçados de extinção).
        As formas e traçados do Monumento Natural foi realizado através das porções serranas mais elevadas e as áreas ambientalmente sensíveis. Este traçado é chamado de "geomorfológico-hidrogáfico-florestal" que abrange todas as altas encostas e prioritariamente os divisores de água, bem como os principais remanescentes florestais.
 
         
                              Pico do Farol    
     
                               Pedra Peito de Moça