Bandeira de Mimoso do Sul

  • O Verde, símbolo de nossa agricultura, pois é do solo banhado pelo suor sagrado de nossos agricultores que tiramos o progresso de nossa terra;
  • O Amarelo, representa as riquezas de nosso Município;
  • O Vermelho, interpreta o sangue valioso dos homens que ajudaram a desbravar e constituir este grande Município;
  • A Estrea no centro da bandeira representa a união de todos os filhos desta terra, que com um ideal comum, procuram dar a sua parcela de trabalho para o desenvolvimento da terra que os viu nascer;
  • O Circulo no centro da estrela repesenta o Pico dos Pontões, ponto culminante do município, como que nos mostrando que tudo que procuramos fazer deve ser dirigido para o alto, para Deus;
  • O Aro Amarelo que envolve o o circulo central da estrela, tem o nome do município em letras vermelhas e as (7) sete estrelas, representando cada uma, um distrito do município, todas deverão ser em cor verde, em um só tamanho, pois todos têm a mesma importância para o município.

Thiago Costa Santiliano

Brasão de Mimoso do Sul

                                                                                           

                                                                                                      Brasão Oficial                                        

Contornado por dois ramos de cana-de-açúcar e arroz. Ao centro, o escudo em Vermelho representando uma justa homenagem ao colonizador português que deixando suas terras aventurou-se pelos mares bravios, levando se trabalho e principalmente uma fé inabalável em Deus.

No centro deste escudo temos um círculo Verde, onde aparece o Pico dos Pontões, ponto culminante de nosso município, por um céu azul, contornando este circulo aparece o branco onde temos o nome do município e também a data que elevou a cidade de Mimoso do Sul e transferência da sede de São Pedro para a atual, em 26 de novembro de 1930.

Sobre este aro aparece a figura de uma águia, representando o saber, a astúcia e a perseverança de nosso povo.

Pelos lados a cana-de-açúcar e o arroz, nossas principais produções agrícolas da época, (atualmente se usa também os ramos de café, hoje o principal produto agrícola) ligados por um laço azul, simbolizando a união de todas as nossas atividades, para que tenhamos um futuro brilhante e progressista.

E finalmente ao alto do brasão os cinco castelos representando os três poderes do município, Executivo, Legislativo e Judiciário e os outros dois representam o vínculo do município com os poderes Estadual e Federal.

                                                                                                                                                                                       Luiz Carlos Pires

Thiago Costa Santiliano